Sobre o Projeto


O PROJETO IPH – ÍNDICE DE POLUENTES HÍDRICOS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul, já desenvolvia e integrava os processos de monitoramento de qualidade de água por meio do "Grupo Biguá de Educação Ambiental". O grupo foi criado em Março de 2003, com o objetivo de monitorar a qualidade de água do Rio dos Meninos em São Caetano do Sul, integrando o Projeto Mãos a Obra pelo Tietê - SOS MATA ATLÃNTICA. Eram realizadas coletas mensais, e os dados estão armazenados em um banco de informações que indica a péssima qualidade da água do Rio dos Meninos. Sendo assim os dados possibilitaram a estruturação de um plano para a criação de indicadores ambientais (para qualidade de água) para municípios de maneira geral. 

Sendo assim A Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, criou em outubro de 2010 o Projeto: “Índice de Poluentes Hídricos”, com o objetivo de avaliar a contribuição da carga de poluentes dos municípios para os corpos de água da região e conta com um piloto em São Caetano do Sul.
Para atingir o objetivo proposto foram realizadas várias etapas, descritas a seguir. Inicialmente houve a mobilização e treinamento de voluntários (alunos dos diversos cursos da USCS), para esta etapa foram feitas várias chamadas nos cursos e reuniões para estabelecer um planejamento de atividades. A metodologia para as reuniões foi estabelecida com os processos de planejamento participativos.

Objetivo
  • Avaliar os parâmetros físico-químicos e biológicos dos Rios Tamanduateí e dos Meninos e dos córregos Moinhos, Grotas e Utinga, limítrofes dos Municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo com São Caetano do Sul;
  • Padronizar um check list que possibilite a análise e monitoramento de rios no referido projeto, bem como, que sirva de material de apoio e possa ser replicado em outras localidades e desta maneira subsidiar a criação de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos;
  • Verificar a carga de poluentes do município que é lançado para os corpos de água.
Pontos Estudados

São estudados cinco corpos de água no município de São Caetano do Sul, são eles: Rios dos Meninos (7 pontos) e Tamanduateí (6 pontos) e nos Córregos  Utinga (3 pontos), dos Moinhos (2 pontos), das Grotas (1 ponto) e Ribeirão dos Couros (1 ponto - foz).


Atenção: Todas as informações contidas neste blog são proibidas de reprodução sem autorização dos responsáveis.