domingo, 24 de fevereiro de 2013

Avaliação de toxicidade

Avaliação de toxicidade das águas dos rios e córregos do município de São Caetano do Sul utilizando teste com raízes de cebola
 (Allium cepa l.)


Dentre os vários contaminantes dos cursos de água, os provenientes dos esgotos industriais são os que representam maiores riscos ao ambiente e a saúde humana. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a ocorrência de metais pesados nos rios e córregos do município de São Caetano do Sul. Este trabalho é parte integrante do Projeto IPH – Índice de Poluentes Hídricos, desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A metodologia utilizada consiste em usar a Allium cepa, cebola comum, como bioindicador. Os rios foram estudados durante um período de 08 meses com coletas mensais, são eles: Tamanduateí (3 pontos) e Meninos (3 pontos) e os Córregos Utinga (3 pontos), Grotas (1 ponto), Moinhos (2 pontos) e Ribeirão dos Couros (1 ponto- Foz), todos nos limites do município. Para o estudo 5 bulbos de cebola foram expostos nas amostras de cada ponto por um período de 5 dias, juntamente com um grupo controle exposto a água ausente de poluição. Foi verificada a quantidade de raiz nascida, suas ramificações, seu comprimento e o crescimento de folhas.



As amostras testadas são consideradas tóxicas quando apresentam porcentagem de redução do crescimento das raízes menor ou igual a 50%, quando comparadas ao grupo controle. Foram analisados e observados 13 pontos no total e em todos os bulbos expostos as águas obtiveram um crescimento menor ou igual a 50%, demonstrando a presença de substâncias tóxicas, porém existe a necessidade de estudos mais específicos para a verificação dos tipos de substâncias tóxicas presentes.

Pesquisadores: Fábio Paulino, Karoline Ferreira dos Santos, Santiago de Carvalho
Orientadora: Marta Ângela Marcondes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Todas as informações contidas neste blog são proibidas de reprodução sem autorização dos responsáveis.